O que é?
A gelatina nada mais é do que uma substância naturalmente incolor normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina.
Obtém-se a gelatina a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e participa da estrutura dos ossos e tendões.
Propriedades da gelatina
A gelatina se destaca tanto pelo seu alto valor nutritivo quanto pelo baixo teor de calorias. Uma porção de 18 gramas (equivalente a um envelope) de gelatina sem sabor e sem açúcar fornece aproximadamente 15 gramas de proteína e apenas 42 calorias.
Outros nutrientes da gelatina: vitaminas A, C e D, zinco, selênio e sódio. A gelatina fornece ainda 9 dos 10 aminoácidos essenciais (a substância não é fonte de triptofano) e não contém gordura ou colesterol.
Aplicações
A maior utilização da gelatina é na indústria alimentícia, seguida da Área farmacêutica, fotográfica e industrial.
Tem sido empregada por vários anos pela indústria alimentícia e continua tendo novas aplicações principalmente hoje quando a preocupação com produtos de baixo colesterol e calorias têm aumentado.
Na indústria alimentícia tem uma série de aplicações, onde a gelatina atua com suas propriedades funcionais, às vezes em conjunto.